Chuva bem acima da média

Esse último inverno foi estranho, com muita chuva caindo por vários dias. Adeus inverno seco, adeus céu do final de tarde:

Chuva recorde em setembro pode ser indício de mudança climática, diz meteorologista

Chuvas frequentes e intensas, vendavais, ocorrência de temporais com granizo e até ação de tornados. Parte da população das regiões Sul e Sudeste foi duramente castigada pelo clima no mês de setembro, o mais chuvoso dos últimos anos. Para Lincoln Alves, meteorologista do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), esses fenômenos extremos podem indicar que o clima está sofrendo mudanças causadas pela ação humana.

“É comum ter eventos extremos nessa época, mas não com a intensidade que ocorreram neste ano”, afirma Alves. “Trabalhamos com duas hipóteses: uma delas é que os fenômenos ocorreram em função de uma variação natural do clima ao longo dos anos. A outra é que esses acontecimentos podem ser um sinal de que as ações do homem já interferem nas mudanças climáticas. Estudos científicos mostram que esses eventos ficaram mais frequentes nos últimos anos”, acrescenta o meteorologista.

Nos primeiros dez dias do mês de setembro, as chuvas castigaram a região Sul e o Estado de São Paulo. No dia 8, o oeste de Santa Catarina foi atingido por tempestades e um tornado que trouxe destruição ao município de Guaraciaba. No mesmo dia, em São Paulo, as marginais ficam alagadas em razão das chuvas.

Resto, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: