The Field Lab

No começo, eu me amarrei na idéia do cara:

desert

Naipe estiloso do tiozão

The Field Lab
Southwest Texas Alternative Energy And
Sustainable Living Field Laboratory

Um senhor que decidiu recomeçar a vida, mas completamente off the grid – sem estar preso à rede energética e pública que nos cerca. Ele largou a boa vida como fotógrafo em NY e comprou um terreno no sul do Texas, no meio do deserto, e desde então vive alimentado por sua própria energia caseira gerada à partir de paineis solares, turbinas eólicas e enormes baterias. Tudo feito por ele: a pequena casa, as instalações internas, o sistema de reaproveitamento de água da chuva, o chuveiro externo, o banheiro seco e até a horta (tá pequena ainda) que ele pretende transformar em seu provedor de comida. John Wells vive de enlatados e visitas à pequenas mercearias locais. Bloga sobre o desafio de construir seu laboratório – sua intenção é provar que não precisamos da rede elétrica, esgoto, água e talvez até serviços públicos pra sobreviver.

E vai além. Desconectou-se do sistema gigantesco do consumo e das facilidades que a vida moderna oferece (apesar de ter telefone e internet em casa), optou por se refugiar com a falecida cadela Goldie no meio do nada quando se deu conta de que, perto dos seus 50 anos, não tinha feito nada na vida que honrasse seus ancestrais ou o esforço que eles tinham feito para que ele, hoje, pudesse existir. Perdeu o pai, teve o estalo, e largou a “civilização”. Se isolou pra fazer algo bacana – vai provar que dá pra recomeçar, em qualquer época da vida, diante de qualquer desafio.

É bacana, e tenho certeza que ele vai conseguir. Ele já está há um ano na jornada – é só seguir em frente. Mas lendo um pouco do blog do cara é possível encontrar textos sobre a eleição estadunidense e sobre Obama (a quem ele homenageava quando comprava cigarros) que me fizeram estranhar. Devo respeitar profundamente a opinião do cara sobre política, redneckresimo e conservadorismo – é a casa dele. Só é esquisito pensar num conservador desistindo do sistema e procurando provar a sustentabilidade para o mundo – não eram os hippies os alternativos?

Desisti de postar, mas fui encorajado pelo colega Escriba, que sugeriu:

Posta a real. O cara tá fazendo algo bacana e tal. Daí você ressalva que ele colocou isso e isso sobre o Obama, redneck e pá..

Tá aí. Acho bacana que se tome conhecimento da história de Wells. Tem fotos bacanas no flickr do cara – o deserto fica mais charmoso nas fotos clicadas por alguém que trampava com o assunto, mas mais que isso, todo o esforço do cara é bonito. Julgar o véio nem deveria passar pela cabeça.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] E por falar em energia, olha só que legal essa experiência, The Field Lab, tocada no meio do deserto do Texas (EUA) por um ex-fotógrafo de NY. Contaí, Edu! […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: