O fim da guerra no Iraque!

200811121130

Parece mentira – e é! Mas é uma mentira que todos gostariam de ler. E o pessoal da Yes Men conseguiu divulgar essa mentira publicamente.

O Yes Men (grupo conhecido por encarnar e representar os grandes chefões do mundo corporativo, e assim constrangê-los) demora pra fazer uma intervenção maciça – fazem na média uma por ano – mas quando botam a mão na massa fazem coisas como o jornal acima.

Ontem quem viu o The New York Times se deparou com essa edição forjada pelo grupo, datada de 4 de julho de 2009, e distribuída nos centros metropolitanos estadunidenses como se fosse o jornal diário. As outras manchetes são impagáveis: “Lei de salário máximo é um sucesso”, “Ex-Secretário se desculpa por armas de destruição em massa”, e no site “clone” do NYT, também feito pelo Yes Men, há matérias como “Patriot Act derrubado!“, “Harvard fechará portas da escola de economia” e “Fundo de petróleo estatal financiará combate ao aquecimento global“.

monsanto_banner-336Também há banners no site como se fossem de anunciantes reais, mas com mensagens sarcásticas, como o banner da De Beers que diz que “quando você compra um diamante nosso, ajuda a financiar uma prótese pra um africano que perdeu a mão na guerra tribal”, ou o meu favorito, da Monsanto, que diz que “com a nova lei sobre alimentos orgânicos, que proíbe o uso de pesticidas e encoraja a produção local, a solução é comprar nossas joaninhas – que comem 50 tipos de pestes e são tão funcionais quanto qualquer pesticida”. (aí ao lado)

Segundo a AP, essa é a maneira que o grupo encontrou de lembrar o presidente eleito (e praticamente já em exercício) Barack Obama de uma de suas promessas de campanha – o fim da guerra no Iraque. E no site do NYT (verdadeiro) há uma matéria sobre o jornal fake – mas não dá pra interpretar direito se eles gostaram ou ficaram putos com a coisa toda. Mas com o histórico editorial do NYT, acho que eles se amarraram.

Afinal, mentira em jornal a gente vê todo santo dia. O que a gente não vê é mentira como essa, que todo mundo quer ler. “All the news we hope to print”, dizia o cabeçalho do jornal.

UPDATE: Matéria da façanha na ABCNews:

E vídeos da reação da população ao ler o jornal, e contando um pouco sobre como a coisa foi feita, aqui.

4 Comentários »

  1. Sávio Ponte said

    Fantástico. Idéia sensacional muito bem executada e de grande repercussão. Simples e eficiente como tudo deve ser.

  2. salomon said

    Yes Men é o bicho, cara.
    Eles têm o que falta no mundo: coragem.

  3. […] verdinhas salvando o planeta, não apenas depredando-o em benefício próprio. Compartilho da utopia promovida pelo pessoal do Yes Man, quero ver um NYT recheado de boas notícias – o que não significa que serão fáceis. Nem […]

  4. […] verdinhas salvando o planeta, não apenas depredando-o em benefício próprio. Compartilho da utopia promovida pelo pessoal do Yes Man, quero ver um NYT recheado de boas notícias – o que não significa que serão fáceis. Nem […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário