O fim da Ownership Society

Eu não tinha me dado conta da responsabilidade que a política Bushiana tem na crise econômica atual.

Bush é o pai do discurso da Ownership Society. Na época da sua re-eleição, veio com o papo de que todo cidadão estadunidense deveria ter uma casa, que é a base da família. Todo cidadão deveria viver o sonho americano, sem intervenção do governo (por mais paradoxal que isso possa ser, com políticas como o Patriot Act e os alertas de “potenciais ataques terroristas”). A economia deveria fluir livre. O mercado se auto-regularia. O aquecimento global é ficção. Saddam Hussein esconde armas de destruição em massa… e outras balelas que todo mundo conhece.

Então, o governo estadunidense facilitou a compra de imóves pra todo sonhador, sem comprovação de crédito ou com condições imperdíveis de pagamento (minha favorita é a “compre sua casa e só pague DEPOIS de 24 MESES!“)

Daí o crédito foi questionado, subprime virou dinheiro bom… e deu no que deu.

A Newsweek e o The Nation publicaram boas matérias sobre o fim da ownership society. Eu iria além e diria que a sociedade como conhecemos hoje está acabando.

É simples: quando todo cidadão estadunidense decidiu comprar sua casa (mesmo sem ter um puto no bolso), seja para se livrar do aluguel e ter, dignamente, uma “base familiar”, ou para elevar o padrão de vida, o mercado entrou em colapso. Não há como descartar os especuladores que entraram na jogada – eles são culpados também. Mas, o fato é que se TODOS resolverem sonhar o sonho americano a economia e o planeta NÃO serão suficientes. Se todo mundo quiser ter o mesmo padrão de vida de um típico redneck, primeiro viveremos uma crise econõmica, e na sequência, eventos inimagináveis.

E estamos falando apenas de 305 milhões de pessoas (o povo estadunidense) – imagine o que aconteceria se os outros 5 bilhões e setecentos milhões de habitantes do planeta bailassem a mesma dança. Todo mundo comprando casa sem ter dinheiro, vários especuladores felizes da vida, uma quebradeira de bancos em sequência e – BUM! – governos pagando as dívidas e limpando a sujeira. Bem diferente da “não-intervenção” do governo proposta pela Ownserhip Society.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: