E a ciência?

O pessoal da Science Debate, que discute o papel da ciência e tecnologia nos EUA, formulou 14 questões aos candidatos à presidência estadunidense. Foram perguntas pontuais, que debatiam pontos como “como manter os EUA na liderança mundial em desenvolvimento de tecnologia e inovação?”, “como lidar com o aquecimento global?”, “qual a importância do programa espacial americano?”

Barack Obama foi ligeiro e pacificador – não foi contraditório com o que vinha dizendo desde o começo do ano, não bateu de frente com os grandes players do cenário eleitoral gringo (eleitores, rivais e eleitorado alheio – claro!), e manteve a linha do “vamos nos libertar do petróleo árabe com nosso agrocombustível – o milho de Illionois!”. E não deixou de falar de políticas de eficiência energética, consumo de água e “gastos bilionários com projetos desnecessários” – que eu interpretei como a famigerada Guerra do Iraque 2.0.

John McCain… bem, McCain até agora não enviou suas respostas. Talvez ele ainda esteja tentando contar quantas casas possui, ou esteja tentando despachar Sarah Palin de volta para o Alaska – terra que ela queria tanto ver separada do país ao qual ela concorre à vice presidência.

UPDATE: Estou lendo o livro Origem dos Meus Sonhos, do Obama. Lendo o livro e acompanhando a corrida eleitoral estadunidense, é asssutador perceber que lobbistas conseguem eleger cidadãos pra comandar a Casa Branca – o lobby do petróleo e da guerra colocou Bush no poder, e o lobby do agrocombustível está empurrando Obama pra presidência. Não seria tão trágico se, a médio prazo, os agrocombustíveis não fodessem com nosso planeta. Além disso, “libertar os EUA do petróleo árabe” me soa muito mais Bushiano que democrático…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: