Presos por expôr a verdade

Dois ativistas do Greenpeace Japão foram presos na madrugada de hoje, por roubo de carne de baleias. Ironia?

Na realidade, a prisão é uma inversão da história que rolou entre o Greenpeace e os baleeiros japoneses: durante o fim de 2007 e começo de 2008, o Greenpeace documentou a suposta “caça científica” de baleias no oceano Sul por parte dos baleeiros japoneses e testemunhou um reabastecimento do navio Nisshin Maru em plena área de proteção na Antártica, onde nenhum tipo de reabastecimento é permitido (isso sem mencionar o fato de que o navio que reabasteceu o baleeiro japonês, o Oriental Bluebird, não possuía autorização para integrar a frota baleeira).

O Greenpeace documentou a transferência de carregamentos de carne de baleia em alto-mar e no porto de Tóquio, contestando a versão dos japoneses de que a caça às baleias tinha fins científicos.

Os ativistas, que por duas semanas azucrianaram a frota baleeira, impedindo a caça de baleias, não se deram por satisfeitos em somente testemunhar/impedir a ilegalidade das ações japonesas. Conseguiram interceptar uma das caixas que continha carne de baleia do Nisshin e expuseram a carga em uma conferência de imprensa.

Mas parece que para o Japão o desvio de uma caixa recheada de carne para “fins científicos” é muito mais criminoso do que caçar baleias e realizar reabstecimentos em áreas de proteção, ou mesmo mentir para o mundo ao contrabandear carne de baleia que seria usada para o “bem da ciência”. E portanto, enfiar dois ativistas numa cela e estourar o escritório do Greenpeace Japão em busca de informações em pastas e computadores parece ser menos criminoso ainda.

É aí que a coisa pode mudar: o Greenpeace está com uma cyberação no ar, pedindo ao primeiro minitro japonês, ao cônsul e ao embaixador japonês no Brasil que libertem os ativistas. Você pode participar clicando aqui.

Até poderia ser a velha história do “ladrão que rouba ladrão…”, mas a diferença é que os ativistas não obtiveram a carne pra consumo próprio. E muito menos, os japoneses caçaram baleias pra fins científicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: