Verão?

São Paulo registra recorde de frio no ano

São Paulo – Mesmo no verão, a cidade de São Paulo registrou seus recordes de baixa temperatura no ano ontem e hoje. O dia de hoje amanheceu nublado e com temperaturas de 17º C na maior parte da cidade. As menores temperaturas do ano foram estabelecidas ontem, quando no Mirante de Santana foi registrada mínima de 16,4º C, segundo informações dos meteorologistas do Climatempo.

De acordo com o Climatempo, a queda da temperatura foi resultado das chuvas fortes do fim de semana e da passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, que trouxe uma massa de ar polar muito mais forte do que o usualmente registrado nessa época do ano. O efeito da massa de ar frio também foi sentido no Sul do País. A temperatura chegou a 13º C em Canoas (RS). No Rio de Janeiro, foi registrada uma temperatura de 19º C hoje, bem abaixo da média da época.

UPDATE:

Temperatura em SC chega a 9,2 ºC em pleno verão

São Paulo – Um mês depois de iniciado verão, uma forte massa polar derrubou a temperatura nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em São Paulo, a mínima registrada na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, chegou a 15,5 ºC, a mais baixa do ano, menor ainda do que os 16,4 ºC registrados ontem. Em Santa Catarina, os termômetros marcaram 9,2 ºC em São Joaquim, na região da serra.

No Sul, o frio atingiu também o Paraná. De acordo com a medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima em Curitiba foi de 14,1 ºC, também a menor deste ano. Há um mês, em 22 de dezembro, outra massa polar fez a temperatura baixar para 13,2 ºC na capital paranaense. No interior, a temperatura baixou para 13 ºC em Castro e 15,2 ºC em Campo Mourão.

Em Santa Catarina, a temperatura mínima de hoje chegou a 9,2 ºC em São Joaquim, na serra catarinense. Em Chapecó, no oeste do Estado, a mínima foi de 16,2 ºC. A região de Campos Novos, no Planalto, registrou 13,6 ºC. Em Florianópolis, a temperatura mínima na madrugada de hoje ficou em torno dos 18 ºC, quando o normal seria um valor de 21 ºC.

Os gaúchos também sentiram a queda da temperatura. Na Grande Porto Alegre, os termômetros marcaram 13 ºC na região de Canoas, conforme a medição da base militar local. O INMET registrou 10,8 ºC em Bom Jesus, na serra gaúcha, e 11,2 ºC em Bagé, na fronteira com o Uruguai. Em Porto Alegre, a temperatura mínima de hoje ficou pouco acima dos 15 ºC.

A previsão para os próximos dias é de que a massa polar não só permanecerá na costa sul do Brasil, mas também ficará ainda mais forte. Embora sobre o mar, seus ventos levam o ar frio até o continente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: